Portal Saúde no Ar



INSS: As pessoas que sofrem de hipertensão, podem requerer o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?

Como funciona o Auxílio-doença?

O benefício que tem a finalidade de ajudar financeiramente os segurados que por algum motivo de doença ou acidente; bem como a necessidade de afastamento das atividades laborais por mais de 15 dias.

Contudo, o benefício temporário, com a finalidade do segurado continuar ganhando um determinado valor enquanto está incapacitada de exercer atividades laborais.

O que é aposentadoria por invalidez?

Por outro lado, a aposentadoria por invalidez, concedido ao segurado que, por motivo de alguma incapacidade permanente, o mesmo não consegue mais exercer suas atividades laborais.

O que é Hipertensão?

A hipertensão é mais conhecida como pressão alta, a mesma é caracterizada pela força que o sangue bate contra as paredes das artérias do corpo.

Como é diagnosticada a hipertensão?

O diagnóstico da hipertensão é um pouco delicada, pois, as pessoas que sofrem de pressão alta, não apresentam sintomas graves e o pior pode ocasionar acidentes vasculares ou até mesmo doenças cardíacas em maior grau.

 

A pessoa que sofre de pressão alta, pode requerer o auxílio-doença?

A hipertensão não compromete a vida laboral do cidadão; porém caso o cidadão precise passar por algum período de tratamento específico, onde fique claro para o INSS que o mesmo não poderá continuar exercendo suas atividades laborais temporariamente; há a possíbilidade de  requerer o auxílio-doença.

A pessoa com hipertensão pode requerer a aposentadoria por invalidez?

Por outro lado, a hipertensão não impede que o trabalhador exerça atividades laborais; portanto dependendo da situação o mesmo poderá, requerer a aposentadoria por invalidez.

 

Fonte: Jornal Contabil

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Covid-19: Variante brasileira acelera intubações de jovens

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.