O sono é caracterizado por supressão da vigília, desaceleração do metabolismo, relaxamento muscular e diminuição da ativi
dade sensorial. No qual prepara o nosso organismo para o dia seguinte, é essencial para um bom funcionamento do corpo.
A insônia é o oposto – você não consegue relaxar ao ponto de pegar no sono- geralmente as pessoas que sofrem com esse problema não conseguem iniciar o sono, ou acorda durante a noite e tem dificuldade para voltar a dormir, e certamente sofrerá consequências no dia seguinte. Muitas vezes, ocorre à sensação de sono não reparador, de má qualidade, com cansaço diurno, e se prolongar por muitos dias pode quasar irritação, dificuldade para se concentrar ou de memória, sintomas de depressão, entre outras.
São diversos os gatilhos que levam a perda do sono, como problemas psiquiátricos como ansiedade, depressão, uso de alguns medicamentos em longo prazo e de bebida alcoólica, entre outros fatores.
A insônia primária, que é a forma mais comum, apresenta predomínio em mulheres, mas pode ocorrer em homens também-essa insônia se caracteriza por uma resposta anormal a estresses do dia a dia como: perdas, dificuldades financeiras, doenças, mudanças, promoções no trabalho, etc.
É possível tratar e ter uma boa noite de sono. Mas é preciso ter o diagnóstico correto, depois de identificando a causa inicia-se o tratamento que pode ser por medicamentos, que ajudam a dormir e não provocam dependência química, associada a medidas comportamentais e cognitivas ou os tratamentos alternativos – como a medicina chinesa que trata a insónia com acupuntura, fitoterapia e a dietética. No tratamento da insónia, o número de sessões é variável, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do organismo ao programa terapêutico.
Leia mais:
Dor no corpo pode ser sinal de má postura
Insônia:como a medicina chinesa pode te ajudar- o assunto foi tema do programa Saúde no Ar, desta quinta-feira (07). Patrícia Tosta conversou com o fisioterapeuta e osteopata da Clinica Gandra, Carlos Gandra.
Ouça a entrevista na ìntegra ou assista ao vídeo no Facebook
Redação Saúde no Ar
Fotos:Felipe Martins/internet/Clinica Gandra
+55 (71) 3015.1077 / 8751.4277contato@gandraterapias.com.br