Inscrições para Simpósio de Psicologia

O Hospital São Rafael (HSR) promove simpósio de psicologia hospitalar, com o tema “o hiato entre a vida e a morte: a singularidade como caminho”.  Lidar com a morte não é tarefa fácil, ainda mais para quem atua na área da saúde e precisa saber como assistir ao paciente e família, dentro da sua singularidade, frente à possibilidade de perda. O evento, voltado para estudantes, profissionais da área e demais interessados pela temática, está com inscrições abertas e acontece no dia 06 de maio.

Dentre as temáticas que serão abordados durante o Simpósio estão: o impacto da morte na equipe (Enfermagem, Serviço Social e Núcleo Médico); a fé e a crença sobre as mortes, com representantes do Catolicismo, Espiritismo, Testemunhas de Jeová, Candomblé, Evangélica e Xamã; e o manejo com a família em situação de morte encefálica.

Também haverá mesa redonda sobre As Singularidades da Paliação, que tratará sobre os cuidados paliativos na infância; a patologização da tristeza em cuidados desse tipo; a comunicação na tríade “paciente, família e equipe”, e o Testamento Vital – este último, abordado pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Abelardo Menezes.

O evento será aberto pelo filósofo da Universidade Federal da Bahia, Antônio Saja, que participará da conferência de abertura, palestrando sobre “A história da morte sob o olhar da filosofia”, seguido de uma mesa redonda, composta pelas psicólogas do hospital, com o tema A finitude na Linha do Tempo (o morrer na infância, idade adulta e velhice).  As inscrições custam R$ 30 mais um quilo de alimento não perecível e podem ser feitas através do site ou presencialmente. O evento ocorrerá no auditório Luigi Faroldi, no Hospital São Rafael e a programação completa pode ser conferida pelo site da instituição “www.portalhsr.com.br/s’mposiodepsicologia”.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.