De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),uma nova onda de calor que irá atingir o Brasil nesta semana deve ser sentida por moradores de 1.413 municípios. O calor apresenta risco à saúde, a temperatura chegar a cinco graus acima da média desses municípios.
Segundo o Inmet, as cidades atingidas pela onda de calor estão espalhadas por 12 estados: todos da região Sudeste, além de Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Tocantins.
Meteorologistas apontam que a situação é reflexo do El Niño, fenômeno climático que favorece bloqueios atmosféricos e aumento do calor na região central do país.
Dessa forma, a onda de calor atual recebeu classificação pelo Inmet no nível intermediário entre os três previstos na escala de grau de severidade do instituto para fenômenos meteorológicos (perigo potencial, perigo e grande perigo).
Cuidados
Com a onda de calor que atinge diversos estados brasileiros e trazem riscos a saúde. Especialistas recomendam prestar atenção aos sinais do corpo para evitar problemas de saúde que podem surgir nos dias quentes. Como a desidratação, pressão baixa e ressecamento das vias aéreas.
A desidratação é uma das principais preocupações dos médicos, porque o corpo humano é constituído principalmente por água. Em adultos, o percentual varia de 60% a 70%. Dessa forma, para auxiliar nos cuidados do corpo, o consumo de frutas e vegetais podem trazer benefícios a saúde durante os picos de calor.
Entre as recomendações durante as ondas de calor estão: beber grande quantidade de líquidos. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Além disso, usar roupas folgadas e leves. Vestir roupas em excesso ou roupas justas não permite que o corpo esfrie adequadamente. As queimaduras solares afetam a capacidade do corpo de se refrescar, portanto proteja-se ao ar livre com um chapéu de abas largas e óculos de sol e use um protetor solar.
Foto: Agência Brasil