O Hospital Martagão Gesteira teve as obras de requalificação iniciadas na segunda-feira (4), com investimento de R$ 880 mil para a primeira etapa, que consiste na construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica em uma área da unidade que estava desativada.
Após a conclusão desta etapa das obras, o Hospital vai passar a contar com 190 leitos, sendo 30 divididos igualmente em UTIs neonatal, pediátrica e cardiológica. Cada uma delas terá seus respectivos equipamentos e farmácias satélite.
As duas últimas etapas das obras do Martagão envolvem a reforma das enfermarias, requalificação e ampliação do centro cirúrgico, que terá seis salas – duas a mais do que possui atualmente. A unidade também vai receber uma nova pintura, patrocinado pelas tintas Coral.
Visando garantir melhores condições de atendimento ao público infantil do estado, o valor da primeira etapa é parte dos R$ 3 milhões arrecadados no show beneficente da cantora Ivete Sangalo e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba), realizado com o propósito de angariar fundos para a reforma do hospital.
Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, o evento ocorreu em dezembro do ano passado, na Arena Fonte Nova, reunindo cerca de 25 mil pessoas em prol da campanha.
Administrado pela instituição filantrópica Liga Álvaro Bahia, o Hospital Martagão Gesteira é uma unidade sem fins lucrativos que realiza por ano 250 mil atendimentos, mais de sete mil internações e cerca de 5,7 mil cirurgias, além de 30 mil diagnósticos. Mais de mil colaboradores oferecem suporte integral para o cuidado físico, psíquico e social das crianças.
Fonte: Secom
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre