A campanha de vacinação contra Covid-19 segue em Salvador nesta quinta-feira (08) EXCLUSIVAMENTE para aplicação da dose única para as pessoas em situação de rua e a administração da 2ª dose dos imunizantes Oxford e Coronavac. A aplicação da primeira dose para os demais públicos habilitados está suspensa devido à falta de vacina, sendo retomada apenas após o envio de lotes pelo Ministério da Saúde. Todas as pessoas que estão com a data marcada da segunda dose para dia 13 DE JULHO ou antes, podem procurar os pontos de Imunização para receber a vacina contra a COVID-19, de 08 ás 14 horas.
O programa municipal Salvador por Todos, que concede auxílio financeiro mensal no valor de R$270 para profissionais afetados pela pandemia de Covid-19, teve a prorrogação aprovada pela Câmara de Vereadores para ser pago neste mês de julho. A votação do projeto de lei do Executivo ocorreu na tarde desta quarta-feira (7). Os beneficiários com idade igual ou superior a 42 anos não receberão o auxilio, mas terão direito ao recebimento de uma cesta básica.
O Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC), braço social do Hospital Humberto Castro Lima (HHCL), , irá realizar, nos próximos meses, até dezembro, o Atendimento Diferenciado a Idosos com 65 anos ou mais com Catarata, que acontecerá em um sábado por mês. o próximo atendimento será no dia 10 de julho as 7 da manhã, pelo SUS por ordem de chegada até o limite de 65 pessoas. na rua, Rua Pedro Lessa, nº 118 – Canela – Salvador/BA
Nos EUA, Apesar de 67% da população ter recebido a primeira dose de vacina, ocorreu um aumento nos casos de Covid de 21% em relação a duas semanas anteriores, isso em razão do avanço da variante indiana, Delta. Ela é altamente perigosa e contagiosa.
As regiões com menores taxas de vacinação, apresentam taxas de infecção maiores do que as regiões com alta vacinação. A variante Delta já foi detectada em vários Estados do Brasil.
A Anvisa autorizou o início dos testes em humanos da ButanVac, a vacina contra a Covid desenvolvida pelo Instituto Butantan, com tecnologia do hospital americano Monte Sinai. Os testes começam na sexta-feira (9) com 418 voluntários. São maiores de 18 anos ainda não vacinados.
Jorge Roriz