Informe Saúde, é transmitido de segunda a sexta na Rádio Excelsior da Bahia, no Programa de Patrícia Tosta, “Excelsior Saúde”. São os destaques das notícias de saúde. desta manhã, selecionadas pelo Jornalista, Jorge Roriz.
- O presidente da Câmara, Artur Lira, esteve em reunião no ultimo domingo com o presidente Bolsonaro e anunciou a compra de 140 milhões de novas vacinas para o Brasil para os meses de março, abril e maio, mas não informou quais são as vacinas, e se já assinou contrato de compra.
- “Dezoito Estados brasileiros estão com mais de 80% dos leitos de UTI destinados ao tratamento da covid-19 ocupados, o que indica a iminência de colapso generalizado do sistema de saúde do País.” O alerta é da pesquisadora Margareth Portela, do Observatório Fiocruz Covid-19.
- Pesquisadores da Fiocruz apontam que a cepa P.1, como foi nomeada, a variante brasileira de Covid – 19, encontrada inicialmente em Manaus, é até 2,2 vezes mais contagiosa, aumenta em dez vezes a quantidade de vírus nas células do doente. A variante pode infectar pessoas que já tiveram Covid 19.
- A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 será iniciada a partir de terça-feira (2) em Salvador, das 8h às 16h. Também serão vacinados no mesmo horário, os idosos com 80 anos ou mais.
- A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma diretriz na qual pede fortemente que a hidroxicloroquina não seja usada como tratamento preventivo da Covid-19.
- O toque de recolher decretado pelo governador Rui Costa de 20h até 5h, para toda Bahia prossegue até o próximo domingo (7.mar.2021).
- O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) divulgou nesta segunda-feira (1º) uma carta aberta ao Ministério da Saúde sugerindo medidas para evitar o iminente colapso nacional das redes pública e privada de saúde. O CONSELHO PEDE UM TOQUE DE RECOLHER NACIONAL.
Jorge Roriz
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe