O Boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), referente a semana epidemiológica 1, do período de 1 a 7 de janeiro de 2023, revela que nas últimas quatro semanas, Vírus Sincicial Respiratório respondeu por 59% dos casos de SRAG em crianças de 0 a 4 anos.
De acordo com o boletim, os maiores números são de São Paulo, Distrito Federal e nos três estados da região Sul. Além disso, também a presença acentuada desse vírus no grupo de 0 a 4 anos no Espírito Santo, Minas Gerais e Roraima.
O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, reforça a importância de manter a vacinação em dia. “As vacinas aprovadas não só são seguras, como também reduzem significativamente o risco de internação. Tomar todas as doses recomendadas é a nossa melhor ferramenta”.
Gomes, ressalta a importância da vacinação de crianças. Até o momento, apenas cerca de 39% da população infantil de 3 a 11 anos finalizou o esquema vacinal contra a doença no país.
De acordo com dados da Fiocruz, nos primeiros dois anos da pandemia, a doença foi responsável pela morte de duas crianças de até 5 anos por dia no Brasil.
Segundo o Mapa da InfoGRipe, na Bahia, os casos semanais da SRAG em maior parte do estado está em nível pré-epidêmico, o mais baixo da configuração. Em dois pontos a situação é epidêmica.