Ícone do site

Infogripe aponta aumento de casos de influenza entre crianças

Novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil tiveram crescimento moderado nas últimas três semanas.

De acordo com o boletim, o crescimento recente concentra-se fundamentalmente no público infantil, na faixa até 11 anos. Na população adulta, há sinal de queda ou estabilidade no cenário nacional em praticamente todas as faixas etárias.

Segundo o Info Gripe, o aumento acontece devido à maior circulação do vírus Influenza ou a intercorrências respiratórias em função do início da primavera. Até o momento, não se observa, associação com a covid-19.

Além disso, o relatório revela que o vírus da influenza A apresentou aumento em alguns estados, como Bahia, Goiás e Minas Gerais, com destaque especial para São Paulo e Distrito Federal, que registram o maior volume absoluto de resultados positivos para esse vírus nas últimas semanas.

Foram considerados, nesta edição, os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep-Gripe) até 10 de outubro. A análise corresponde ao período de 2 a 8 de outubro.

Em 2022, conforme o Infogripe, aconteceram notificações de 247.822 casos de SRAG. Bem como, 118.576 (47,8%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 103.479 (41,8%) negativos, e ao menos 14.353 (5,8%) aguardando resultado laboratorial. Assim, dentre os casos positivos, a maior parte foi para covid-19, 78,6%; 9,1% deram positivo para vírus sincicial respiratório; 4,7%, para influenza A; e, 0,2%, influenza B.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile