Entre os dias 16 e 20 de de agosto o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); realizou a primeira fase da operação Mata Adentro; que objetiva coibir o desflorestamento por meio da fiscalização de imóveis rurais inclusos no Mapa de Área de Aplicação da Mata Atlântica (Lei nº 11.428 de 2006).
De acordo com o instituto, a ação ocorreu em 27 municípios do estado com a estimativa de aplicação de mais de 900 mil reais em multas; além dos autos de interdição e notificações para reposição florestal e a recuperação das áreas degradadas.
Além disso, houve a inspeção de 71 propriedades rurais, totalizando 780 hectares, com a atuação de 50 agentes em campo; entre servidores do Inema das regiões Sul, Extremo Sul, Sudoeste; bem como Oeste, Rio Corrente, Chapada Diamantina, Portal do Sertão, Litoral Norte, e policiais das Companhias de Proteção Ambiental (CIPPA e COPPA/PMBA).
O coordenador de Fiscalização Preventiva e de Condicionantes do Inema (COFIS), Miguel Calmon; explicou que a operação é originária de um importante trabalho de levantamento de informações; utilizando sensoriamento remoto do Programa Harpia de monitoramento da cobertura vegetal do Estado da Bahia e da Plataforma MapBiomas.
“Após esta fase inicial foi deflagrada a fiscalização in loco com vistas a confirmar o que as imagens de satélite já haviam apontado”, pontuou a técnica da Cofis, Paloma Avena.
Dessa forma, os dados recolhidos em campo indicaram que, dos pontos vistoriados, 75% foram confirmadas as supressões de vegetação pertencente à fitofisionomia característica do Bioma Mata Atlântica e que aproximadamente 50% ocorreram em áreas não autorizadas; 47,2% em áreas indicadas pelo alerta do MapBiomas.
As equipes de fiscalização atuaram em áreas com ocorrência de vegetação secundária em estágio médio e avançado de regeneração; bem como em áreas de preservação permanente (APP) e reservas legais (RL). Desse modo, o MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento de vegetação nativa; em todos os biomas brasileiros com imagens de alta resolução. O sistema cruza informações de cinco sistemas de detecção em tempo real por satélite e confirmam com imagens de alta resolução com o auxílio de inteligência artificial.