De acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional; reconhecido na ultima segunda-feira 14/09 a situação de emergência em Mato Grosso do Sul; em razão dos incêndios florestais que atingem o Pantanal no estado.
Segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama; em 2020, a estimativa é que área queimada chegue a 1,45 milhão de hectares.
Além disso, com o reconhecimento da emergência pelo governo federal, o governo de Mato Grosso do Sul poderá ter acesso a recursos da União para ações de socorro. Contudo, nesses documentos, os órgãos que atuam no combate aos incêndios vão detalhar os instrumentos necessários para continuar a operação.
Segundo a pasta, defesas civis de outras unidades federativas também participaram dos trabalhos; além disso, contribuir para o possível envio de técnicos aos locais de desastre.
De acordo com o decreto, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), todos os municípios do estado foram atingidos por uma grave estiagem – o que, somado a outros fatores, contribui para a ocorrência dos incêndios florestais e urbanos. O texto declarou situação de emergência em todos os 79 municípios do estado.