Idosos: vivendo bem a terceira idade

schedule
2018-10-02 | 17:13h
update
2018-10-14 | 13:32h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Idosos: vivendo bem a terceira idade

O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.

→ Estatuto do Idoso – Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.A criação do Estatuto do Idoso em 2003 representou um grande avanço na vida dessa parcela de nossa população, que frequentemente é vítima de maus-tratos e abusos de todas as formas. Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.

A partir do Estatuto do Idoso, também ficou estabelecido, entre outros pontos, que é crime:

– Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade.

– Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado.

– Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado.

– Negar a alguém, por motivo de idade, emprego ou trabalho.

– Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade.

Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério e está ao alcance de qualquer pessoa disposta a seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos regulares, evitar o estresse, e fazer exercícios mentais para poder chegar na melhor idade o mais saudável possível.

A principal preocupação dos especialistas da área não é apenas a idade cronológica – que está registrada na certidão de nascimento – mas sim a biológica, que é a soma de todas as alterações psicológicas que ocorrem durante a vida. Na proporção em que nossos tecidos são mais ou menos afetados, nossos órgãos começam a deteriorar e nosso sistema imunológico declina.

O envelhecimento biológico varia de pessoa para pessoa, mas há muito o que fazer ou deixar de fazer para retardar esse processo de envelhecimento. Na vida moderna são adquiridos diversos hábitos que contribuem para o envelhecimento precoce: uma alimentação rica em radicais livres, em gordura saturada, excesso de bebida alcoólica, fumo, excesso de sol e estresse.


  O alerta para os pacientes para evitar esses fatores agravantes do envelhecimento, fica por conta dos familiares que devem ajudar no processo de uma vida saudável e também os estimula a praticarem a meditação, induzindo-os, muitas vezes, a buscarem uma religião.

O assunto foi tema do Programa Saúde no Ar, desta terça-feira (02.10) Patrícia Tosta conversou com a Geriatra, Mônica Frank. Ouça a entrevista:

http://www.portalsaudenoar.com.br/wp-content/uploads/2018/10/SAUDE-NO-AR-02.10-MELHOR-IDADE.mp3

Foto: Internet/ Saude no ar

Fonte: Intenet

Redação: Saúde noar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
30.07.2024 - 06:04:06
Uso de dados e cookies: