Em uma ação conjunta, as secretarias da Saúde do Estaado (Sesab) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizam, nesta sexta-feira ((25), “60+ Envelhecimento Ativo e Saudável”. Alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, que é celebrado em 1º de outubro, a atividade integrativa acontecerá das 8h às 12h, no Parque Metropolitano de Pituaçu.
A proposta é proporcionar um dia voltado à promoção da saúde, visando o bem-estar biopsicossocial, a participação social, de cidadania e cultural, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o envelhecimento ativo da população dessa faixa etária.
Durante a ação serão oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além de apresentações culturais protagonizadas por pessoas idosas atendidas pelo Centro Social Urbano dos bairros Nordeste de Amaralina e Liberdade. O Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres também participará da programação, com a apresentação artística do grupo “Dança e Movimento”.
A iniciativa resulta de uma articulação da Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa (CAPI), instância da SJDH, em parceria com a Sesab, através do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEPI). Os órgãos se uniram na promoção da atividade, tendo como base as recomendações da OMS para o envelhecimento ativo da população idosa.
Os órgãos
A CAPI tem como objetivo articular e integrar as políticas públicas voltadas para as pessoas idosas, em parceria com órgãos da administração pública estadual. Além disso, busca promover a participação ativa desse público na estruturação da rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.
O Creasi, que é vinculado à Superintendência de Assistência Integral à Saúde (SAIS), da Sesab, oferece à comunidade um serviço especializado na saúde da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade. O equipamento atua também na interlocução com outras instituições, fortalecendo o debate sobre as ações setoriais, em conformidade com as diretrizes da macropolítica.
O CEPI/BA constitui-se como um importante instrumento de controle democrático das ações governamentais e privadas voltadas à efetivação do atendimento à pessoa idosa, garantindo a sua participação na política, na atenção e na promoção dos direitos.