IDH mundial cai por dois anos seguidos

Pela primeira vez em 32 anos em que é calculado o Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), oRelatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)  alerta que o indicador caiu globalmente por dois anos consecutivos.

O IDH é calculado levando em conta a saúde, a educação e o padrão de vida de uma nação. De acordo com novo relatório, o Brasil ficou na posição 78 do ranking do PNUD, que recolhe dados referentes a 2021.

Segundo detalhamento do Pnud, “O desenvolvimento humano voltou aos níveis de 2016, revertendo parte expressiva do progresso rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A reversão é quase universal, pois mais de 90% dos países registraram declínio na pontuação do IDH em 2020 ou 2021, e mais de 40% caíram nos dois anos, sinalizando que a crise ainda está se aprofundando em muitos deles”.

A ONU ressalta que embora alguns países estejam começando a se levantar, a recuperação é desigual e parcial. Aumentando ainda mais as desigualdades no desenvolvimento humano. América Latina, Caribe, África Subsaariana e sul da Ásia foram duramente atingidos, segundo a análise do Pnud divulgada em nota à imprensa.

De acordo com novos cálculos do Pnud aqueles que se sentem mais inseguros também são mais propensos a ter visões políticas extremistas.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe