Notícias

Ideia inovadora ajuda a humanizar atendimento

Humanizar a relação médico-paciente e acabar com o mito da receita ilegível. As médicas residentes Ana Elisa Almeida, do setor de Infectologia, e Mariana Fontes, de Psiquiatria, tiveram uma ideia inovadora para auxiliar pacientes a entenderam o receituário dos remédios. Trata-se uma cartela com adesivos ilustrados que mostram, de forma lúdica, por exemplo, o sol e lua para representarem, respectivamente, o dia e a noite, além de ilustrações para identificar inalações e injeções.

As medicas, que atendem no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes-UFBA/Ebserh), escolheu um jeito diferente de lidar com seus pacientes, fazendo receitas que são mais visuais e fáceis de entender. O resultado é a maior compreensão da receita, o modo de utilizar o remédio, além da facilidade do manejo do receituário.

“O foco são os pacientes analfabetos, mas também a ideia é esclarecer, de forma didática, uma receita. Não se trata apenas de pacientes que não sabem ler. Há aqueles que têm muitos remédios para ministrar. Foi assim que decidimos criar uma receita didática em que não houvesse dificuldades de entender o que está prescrito. Nosso foco é a humanização e isso inclui uma linguagem acessível ao paciente”, descreve a residente Mariana Fontes.

A dupla esclarece que a prática de receitas didáticas é utilizada na medicina da família. No entanto, a experiência tem dado certo no atendimento ambulatorial. “Eu já passei pela medicina da família e vi que lá se usa uma linguagem mais acessível. Por que não trazer para dentro do ambulatório mais especializado. Queremos modificar não só a estética de uma receita de infectologia ou psiquiatria, mas fazer com que o paciente se sinta seguro a ministrar a quantidade de remédios e seu correto uso”, disse Ana Elisa Almeida.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

4 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

6 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

14 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

15 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

16 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

16 horas ago