IBR comemora 60 anos

O Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), unidade da Fundação José Silveira (FJS), comemora 60 anos nesta segunda-feira (29). O centro é referência em reabilitação e pós-reabilitação para pessoas com deficiências neuropsicomotoras.

Além de atender pacientes acometidos por doenças que exigem assistência especializada, a exemplo da microcefalia, a unidade cumpre a missão da Fundação de atender com qualidade a população em condição social mais vulnerável.

Com uma média anual de 138 mil procedimentos realizados, a instituição investiu 5 milhões de reais no IBR somente em 2015. O IBR foi fundado pelo médico clínico Fernando Nova, em 16 de janeiro de 1956. A unidade enfrentou uma séria crise dos anos oitenta até 2001, o que levou à intervenção governamental.

Em 2003, o Governo estadual designou a Fundação José Silveira para assumir o IBR, com anuência do Ministério Público e, posteriormente, em 2005, incorporou a unidade ao patrimônio da FJS. Ao longo dos últimos 10 anos, o funcionamento da unidade foi garantido mediante investimento de 22 milhões de reais da Fundação José Silveira.

A Fundação mantém, desde 2004, um convênio de cooperação técnica com a Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), instituição filantrópica reconhecida nacionalmente pelas melhores práticas em reabilitação.

De forma pioneira, a Fundação José Silveira implantou na unidade o Serviço de Pós-Reabilitação, com a oferta de hidroginástica, pilates, circuito da terceira idade, cinesioterapia, atividades de condicionamento físico, karatê adaptado, natação e tênis. É uma iniciativa que visa preservar e reforçar os ganhos adquiridos na fase da reabilitação.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.