No início desta semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a expectativa média de vida do brasileiro está ainda mais próxima dos 75 anos. Os números, que são usados pelo Ministério da Previdência Social como parâmetro de determinação do Fator Previdenciário, colaboram para o aumento no tempo da contribuição previdenciária.
Os segurados do INSS que não deram entrada na aposentadoria por tempo de serviço neste mês terão que trabalhar mais dos meses para ter direito ao benefício.
Apesar da taxa ter aumentado três meses e 25 dias em relação Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil em 2013, a saúde nem sempre está atrelada a esperança de vida. As maiores dininuições dos níveis de mortalidade foram detectadas em idosos a partir dos 70 anos, fase em que as principais doenças começam a surgir.
A menor expectativa de vida do país foi apontada no Maranhão, que registrou 69,7 segundo dados do IBGE. Santa Catarina ficou como o estado onde se vive mais, com 81,4 anos de média. Na Bahia a expectativa de vida ficou em 68,4 anos.
Ouça a entrevista!
{podcast id=62}