Ibama tem só 26,6% dos funcionários necessários para fiscalização de biomas

schedule
2021-07-15 | 16:40h
update
2021-07-15 | 13:53h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Ibama tem só 26,6% dos funcionários necessários para fiscalização de biomas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está com apenas 26,6% do número de analistas necessários para ações de fiscalização. Ainda no mês de maio de 2021 a  Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP) do instituto manifestou interesse em realizar concurso público para a contratação de 2.348 servidores. Desses, 1.264 atuariam como analistas ambientais da Diretoria de Proteção Ambiental.

Contudo, atualmente, apenas 458 funcionários cumprem essa função. De acordo com o Ibama o instituto tem menos de 50% de suas vagas ocupadas. Dessa forma, a situação tende a piorar diante do “altíssimo índice de aposentadorias que deverão ocorrer nos exercícios (anos) vindouros”.

Além disso, a presidência da autarquia demorou 40 dias para encaminhar ofício ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) solicitando a pasta obtenha, junto ao Ministério da Economia, a autorização para realização de um concurso público. O Ibama solicitou um efetivo considerado ideal e solicitado pela CGGP.

O Presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), Denis Rivas, afirmou que o pedido enviado ao ministério se trata de uma “tentativa de desmonte do Ibama”.

“Acho surpreendente como a nota técnica indica uma falta tão grande de servidores e o pedido aborda uma reposição tão pequena. Trata-se de mais um ataque ao Ibama, que tem hoje o seu menor orçamento dos últimos 21 anos, e que desde 2019 vê as Forças Armadas assumirem a fiscalização da Amazônia“.

Enquanto isso, até o mês de junho de 2021 o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 2.308 focos de incêndio na Amazônia. De acordo com o histórico do órgão, o pior mês de junho desde 2007, quando o instituto registrou 3.519 focos. Anteriormente, em maio deste ano, foram 1.166 focos de incêndio. Ou seja, o número quase dobrou no intervalo de 1 mês.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
03.08.2024 - 00:11:33
Uso de dados e cookies: