De 12 a 15 de dezembro, Salvador recebe o I Fórum de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA). O evento tem como objetivo incentivar e promover o protagonismo das comunidades nos processos de inovação e troca de saberes, através de metodologias de co-criação, ciência cidadã. Bem como, social e governança pautadas nas políticas públicas para os processos de vigilância e produção e consumo. Tudo com foco na promoção da saúde, equidade e sustentabilidade. O evento promovida pela SUVISA (Superintendência de Proteção e Vigilância em Saúde), órgão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
“Neste espaço, serão privilegiadas reflexões, troca de conhecimentos, experiências e debates sobre o papel da Vigilância em Saúde Ambiental – VSA. No reconhecimento dos fatores ambientais oriundos do atual padrão de sociedade, que possam impactar nas condições de saúde nas comunidades e territórios”. Afirmou a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro durante a abertura do fórum.
Além disso, o I Fórum traz temas centrais da Vigilância em Saúde, nos seguintes eixos: Vigilância da Água para consumo Humano (Vigiagua). Vigilância em Saúde de Populações Expostas a contaminantes Químicos (Vigipeq). Bem como, Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Poluição Atmosférica (Vigiar) e Vigilância Popular em Saúde, perpassando pelas temáticas acerca de abastecimento, agrotóxico, segurança alimentar e nutricional.