O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES) inaugura cinco importantes serviços assistenciais nesta quinta-feira (24), garantindo atendimento para toda a população baiana. Será aberta uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com 10 leitos; uma enfermaria pediátrica, com 30 leitos e uma unidade de hemodinâmica, para a realização de procedimentos invasivos, diagnósticos e terapêuticos nas áreas de cardiologia, angiologia, gastroenterologia e neurologia.
A primeira etapa da obra de reforma do Centro Cirúrgico também foi contemplada, melhorando o fluxo cirúrgico tanto para pacientes quanto para equipe médica e de enfermagem; e ainda o Centro de Formação em Biologia Molecular Charles Merieux e um laboratório de biologia molecular aplicada às doenças do fígado que tem como objetivo prestar assistência na área aplicada as Hepatites Virias e doenças associadas à Rede SUS. Esse último totalmente financiado pela Fundação Merieux.
Ao todo foram investidos R$ 4.992.000,00 para conclusão das obras que estavam paradas, aquelas quatro primeiras. Em termos de atendimentos, o HUPES espera realizar incialmente 200 procedimentos por mês na hemodinâmica; com previsão de dobrar esse número quando o serviço estiver funcionando também no turno noturno. Na enfermaria pediátrica, a capacidade será para o internamento de 30 pacientes; e no Centro de Formação em Biologia Molecular Charles Merieux serão pelo menos 150 testes por mês, além das capacitações.
Com esses serviços, serão oferecidas melhores condições para recepção e preparo dos pacientes; melhorias no que se refere à acomodação das equipes; e um incremento importante para as atividades de assistência e, consequentemente, de ensino e pesquisa. O superintendente do HUPES, prof. Antonio Carlos Lemos, enfatiza que essa conquista revela a importância do convênio Ebserh/UFBA/MEC.
O Hospital Universitário é um órgão estruturante da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Trata-se de uma unidade hospitalar e ambulatorial de ensino, pública, de grande porte, referência em média e alta complexidade no Estado e integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os pacientes chegam referenciados pelo sistema de regulação. Possui a importante missão de prestar assistência à saúde da população; formar recursos humanos voltados para as práticas de ensino, pesquisa e assistência e produzir conhecimentos em benefício da coletividade.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Fontes: Ascom Complexo HUPES
Foto: Google
Redação Saúde no Ar