Categories: Doenças do Coração

Hupes comemora Dia Mundial do Coração

No Dia Mundial do Coração, comemorado a 29 de outubro, portanto nesta terça-feira, uma equipe multidisciplinar do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, também conhecido como Complexo HUPES vai realizar ações educativas para os seus trabalhadores na entrada principal intituladas “A saúde do seu coração também é nossa” das 8 às 17 horas.

As atividades visam chamar a  atenção para a necessidade de se manter hábitos saudáveis e prevenir as doenças cardiovasculares..

Cardiologistas, residentes, equipe de enfermagem e nutricionistas prestarão esclarecimentos para a prevenção de doenças cardíacas, além de aferir pressão e glicemia, medir a altura e o peso, dar orientações nutricionais e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). Caso necessário, será feito a devida indicação para acompanhamento médico.

Dr. Edmundo Câmara, coordenador da Cardiologia do HUPES e gestor da Unidade Cardiovascular, alerta para hábitos simples que podem reduzir o risco de uma doença cardiovascular. “Ter uma alimentação balanceada, não fumar, fazer exercícios físicos, controlar o colesterol e a pressão arterial são alguns dos cuidados diários que ajudam a prevenir uma doença cardíaca”, reforça.

Quando se fala em atividade física, por exemplo, o ideal seria fazer 150 minutos por semana de exercício moderado ou 75 minutos por semana de exercício intenso, conforme publicação da Revista “Progress in Cardiovascular Diseases” (2015).

O exercício moderado equivale a correr, trotar, nadar ou andar de bicicleta para manter uma frequência cardíaca (FC) entre 60% e 75% da máxima para a idade. Em um adulto entre 20 a 60 anos equivale a manter a FC entre 120 e 150 bpm. Já a atividade intensa trata-se de um exercício com frequência cardíaca acima de 75% da máxima para a idade. O que equivale a exercícios com FC maior que 150bpm em jovens e maior que 120 a 130 bpm em idosos.

Na ocasião, cardiologistas e a equipe de nutrição do  HUPES estarão disponíveis para conceder entrevista à imprensa.

* Da Redação Portal Saúde no Ar e assessorias

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Dia Mundial das Zoonoses: a importância de tratar a saúde humana e animal de forma única

Conscientização e prevenção são palavras-chave no cuidado das famílias multiespécies Causadas por bactérias, vírus, parasitas,…

4 horas ago

InfoGripe alerta para a alta incidência e mortalidade de VSR em crianças

Nesta quinta- feira,(04/07) a Fundação Oswaldo Cruz, (Fiocruz) divulgou um novo boletim do infogripe, e…

7 horas ago

ANS suspende temporariamente a comercialização de 09 planos de Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta quinta-feira (4) a lista de planos…

7 horas ago

Julho amarelo – Combate as hepatites virais

Ministério da Saúde estima que mais de 785 mil pessoas foram diagnosticadas com hepatite nas…

1 dia ago

Alimentos ultraprocessados que podem encurtar sua vida

De acordo com um novo estudo realizado com mais de 500 mil pessoas acompanhadas por…

1 dia ago

A educação com a inteligência artificial e as deficiências de sua aplicação no Brasil

Fernando Alcoforado* Este vídeo tem por objetivo apresentar como a inteligência artificial poderá ser utilizada…

1 dia ago