Hospital vai ganhar unidade para mulheres

schedule
2015-03-23 | 21:56h
update
2022-02-10 | 19:57h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Hospital vai ganhar unidade para mulheres

O  Hospital João Batista Caribé, localizado no bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, será reformado e ampliado conforme anúncio do governador Rui Costa, em visita à unidade na manhã deste domingo (22). Acompanhado do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O objetivo é transformar o hospital em unidade de referência para o atendimento às mulheres, disse o governador. Segundo Vilas-Boas, o hospital atenderá não apenas à população do Subúrbio de Salvador, como também de outros municípios: “A Região Metropolitana de Salvador estava bastante carente de um investimento na área materno-infantil e na área de atenção à mulher.

O governo do Estado, compreendendo esta limitação, tomou a decisão de fazer um grande investimento e transformar esta unidade no hospital de referência da mulher para esta região do estado. Aqui serão realizados investimentos na construção de uma UTI neonatal e de um berçário de alto risco, no aumento do número de leitos obstétricos, na construção de leitos cirúrgicos para atendimento de mulheres que vão ser submetidas a procedimentos de histerectomia, mastectomia e procedimentos ginecológicos. Enfim, que [o hospital] venha a permitir escoar esta demanda para o atendimento às doenças da mulher”.

De acordo com a diretora do João Batista Caribé, Zenilda Monteiro, a construção do Hospital do Subúrbio foi decisiva para a mudança do perfil da unidade – de emergência para atendimento materno-infantil, com foco na assistência prevista pela Rede Cegonha. “O [hospital] João Batista Caribé se manteve, por aproximadamente 36 anos, como unidade de emergência e, desde o ano passado, já vem com essa mudança de perfil. Com a construção do Hospital do Subúrbio, se percebeu que a urgência e a emergência estavam garantidas no Subúrbio, mas as mulheres não tinham uma assistência direta, em especial ao parto”, explica a diretora. Criado em 1979, o hospital possui atualmente 62 leitos de internamento para cirurgia ginecológica, unidade neonatal intermediária, serviço social, e serviços laboratoriais para exames – de urina, sangue e testes de HIV e sífilis. A unidade também realiza parto, atendimento pós-aborto espontâneo, serviço de imagens (raio X e ultrassom) e planejamento familiar, incluindo ligadura de trompas.

Fonte: Secom

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
06.08.2024 - 07:24:15
Uso de dados e cookies: