O usuário acessa a ferramenta, solicita o transporte e aquele que estiver mais próximo, vai até o local indicado. Essa descrição é bem familiar para quem está acostumado a utilizar os serviços de aplicativo de transporte, mas agora vem a surpresa: essa é uma realidade que existe dentro do Hospital Santa Izabel. Isso mesmo – como forma de melhorar o trânsito de pacientes, criou-se um sistema interno de transporte acionado por aplicativo que logo foi apelidado pelos colaboradores de ‘Uber de transporte dos pacientes’ e dá para entender o motivo.
Oficialmente denominado de TEP – Transporte Especializado de Pacientes, o sistema permitiu que o número de transportes realizados mensalmente no HSI subisse de quatro para nove mil. Funciona assim: o usuário, que normalmente é o assistente de enfermagem responsável pelo paciente, faz a chamada no sistema no computador, especificando quem é o paciente, que tipo de transporte ele precisa – maca ou cadeira de roda – onde ele está, para onde precisa ser levado, além de informar se está sob cuidados especiais, como uso de oxigênio.
Com a solicitação, o agente de transporte mais próximo é acionado através do aplicativo instalado no celular. Ao chegar ao local, o agente faz uma série de checagens que monitoram e asseguram todo o processo. Através do aplicativo, ele faz a leitura do QR-Code afixado em todas as unidades do HSI para confirmar a chegada ao local, em seguida, lê o código de barra existente no crachá da assistente de enfermagem que acionou o transporte e por fim, também através do aplicativo, faz a leitura da pulseira do paciente para confirmar que está transportando a pessoa correta.
Todas essas etapas são registradas no aplicativo, que gera relatórios em relação ao tempo e gestão da ferramenta. “O resultado é um processo mais seguro e eficiente para todos os envolvidos. Além disso, a equipe de transporte ganhou em agilidade e aumento de produtividade”, relata Milena Silva, gerente de hotelaria do Hospital Santa Izabel.
Para o auxiliar de transporte, Tiago Souza, o sistema tem agregado positivamente na rotina. “Essa experiência tem sido inovadora e representado maior eficiência na realização das atividades. Além do diferencial e do avanço na segurança do paciente, a comunicação entre os colaboradores e entre a nossa equipe melhorou muito”, relata.
Uma das novidades recentemente incorporadas ao TEP é a possibilidade de acionar um carrinho elétrico infantil para os pacientes pediátricos. Com funções semelhantes ao de um veículo de verdade – buzina, luz de farol, cinto de segurança, alavanca de frente e ré – o carrinho é conduzido pelo colaborador através de um controle remoto, permitindo que as crianças se tranquilizem no caminho até a realização do procedimento.
Sobre o Hospital Santa Izabel
Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. Além disso, o HSI também possui a certificação QMentum International Diamond, acreditação canadense aplicada em mais de 30 países, orientando e monitorando os padrões de alta performance em qualidade e segurança, além de utilizar critérios validados mundialmente. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga. A Instituição ainda administra os Multicentros de Saúde Amaralina Dr. Adriano Pondé e Vale das Pedrinhas, o Hospital Municipal de Salvador, da Prefeitura Municipal de Salvador, e o Hospital Municipal de Catu.