Portal Saúde no Ar

 

Primeira cirurgia cardíaca do interior do Pará

Pela primeira vez um hospital público no interior do Pará realizou cirurgia cardíaca. O procedimento ocorreu sexta-feira (31) na cidade de Santarém e beneficiou um adolescente de 14 anos. A intenção do hospital, a partir de agora, é expandir o serviço, para que os procedimentos do tipo se tornem rotina.

“Fizemos toda a composição da estrutura para conseguir tratar dele aqui. Isso, na verdade, é o primeiro passo, que significa a independência da região oeste do Pará em relação aos problemas cardiológicos que precisam de tratamento cirúrgico em Belém”, explica o cirurgião cardíaco Renê Augusto Gonçalves.

A mãe do menino, Heritânia de Sousa, de 39 anos, está repleta de felicidade. Ela conta que o filho precisava, há muito tempo, passar por esse procedimento. “Ele estava muito debilitado, porque o tempo ia passando e a situação só piorava. Quando o médico falou que ia fazer o possível para realizar o procedimento aqui no Regional, nós ficamos muito alegres, com muita expectativa. No mês passado, meu filho consultou, fez novos exames e o médico disse que a cirurgia seria realizada. Só o fato de se ter um médico que liga para você, que se preocupa com o seu caso, é muito bom. Estamos muito satisfeitos com tudo o que aconteceu”, diz Heritânia.

A partir desta primeira cirurgia, uma série de avaliações será realizada para verificar os investimentos necessários para a implantação definitiva do serviço. “Estamos muito felizes com o primeiro procedimento, que foi um sucesso. Quem ganha com isso é a população, que antes só poderia realizar esse procedimento em Belém”, conclui Moreschi.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.