Categories: Notícias

Hospital Regional de Juazeiro faz alerta sobre queimaduras

Na última sexta- feira (14), a equipe de Humanização do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), alertou a população sobre a prevenção de queimaduras, principalmente nesta época junina.

 “A ação é de fundamental importância para conscientizar sobre os riscos das queimaduras. “Sobretudo neste período do ano, quando ocorrem as festas juninas e aproximam-se as férias de julho, quando as pessoas se excedem nas brincadeiras com fogos de artifício, viajam mais e ficam mais vulneráveis às ocorrências de queimaduras”, afirmou João Araújo, membro da Comissão de Humanização da unidade.

O diretor médico do HRJ, José Antonio Bandeira, alerta:  “Lave bem o local com água corrente até que haja o resfriamento da área queimada. Evite usar soluções caseiras que que podem piorar o quadro e propiciar infecções. Evite também estoura as bolhas que ocorrem nas queimaduras de 2° grau, porque elas agem como uma proteção da pele e não deixe de procurar uma emergência onde serão tomadas as medidas necessárias para a rápida recuperação”.

O Hospital  é especializado também no atendimento ao paciente vítima de queimaduras. No ano passado, foram atendidos 15 pacientes na faixa etária de 20 a 32 anos.

Crianças são mais vulneráveis

 As crianças menores de 5 anos de idade correm mais riscos devido a vários fatores como ter a pele mais fina, tempo de reação, pouca agilidade e principalmente a curiosidade. É necessário tomar alguns cuidados, principalmente no dia a dia.

Não preparar alimentos quentes com a criança nos braços ou no colo; Manter as crianças longe da cozinha, principalmente na hora do preparo das refeições. A maior parte das queimaduras causadas por líquidos superaquecidos ocorrem nesse intervalo de tempo; Não deixar ao alcance das crianças substâncias inflamáveis utilizadas para limpeza, como o álcool. Guarde-as em local seguro; Não deixar as crianças soltar fogos de artifício, principalmente do tipo explosivo. Além das queimaduras, podem causar lesões graves nas mãos, nem sempre passíveis de recuperação; Não deixar fios e tomadas descobertos, porque podem causar lesões graves nas mãos e boca das crianças e não expor as crianças ao sol por muito tempo, principalmente entre as 10 e15 horas.

Fonte: Sesab

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

15 minutos ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

3 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

12 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

12 horas ago