A partir deste mês, o Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, em Rondônia, passa a oferecer cirurgias de transplante de tecido ósseo. A realização possível será possível após capacitação dos profissionais da unidade no Rio de Janeiro pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), do Ministério da Saúde.
O primeiro passo neste sentido ocorreu com o credenciamento obtido pela unidade hospitalar da rede pública de saúde junto ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Dessa forma, durante o treinamento, os profissionais de saúde viram como acontece o processo de transplante de tecido ósseo no Into, com a expertise do órgão, de modo a realizar da melhor ação possível no estado.
Assim, os profissionais de Rondônia acompanharam como funciona o Into na questão do transplante, desde o paciente internado, a condução para o centro cirúrgico, o cuidado do tecido quando sai do banco e vai para o centro cirúrgico e como ocorre o procedimento, além do acompanhamento ambulatorial pós-operatório.
Dessa forma, todo o material para transplante – ossos, tendões, meniscos e cartilagens -fornecido pelo Banco de Tecidos do Into. O início do serviço vai impactar a saúde pública da Amazônia, já que o procedimento não está disponível em nenhum hospital da rede pública nos estados da Região Norte.