Hospital Municipal previsto para março

 

Com inauguração prevista para março de 2018 e restando menos de 15% para conclusão das obras, de acordo com  a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Municipal, deve beneficiar mensalmente cerca de 19 mil pessoas com a oferta de consultas, exames, cirurgias e internamentos.

A unidade localizada no final de linha de Boca da Mata, ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e deve custar ao governo municipal aproximadamente 120 milhões de reais. O funcionamento é em esquema de 24 horas de forma integrada às Unidades de Pronto Atendimento Municipais (UPAs) com suporte para os casos mais complexos. Ao todo, serão 210 leitos, 30 de UTI (adultos e pediátrico), 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica.

A emergência terá ênfase em traumatologia, ortopedia e urgências clínicas, com 26 leitos de observação para adultos, sete leitos de observação pediátrica e 22 poltronas para aplicação de medicamentos, salas de curativo, aplicação de gesso e estabilização; quatro boxes de reanimação de vida e oito leitos similares ao de terapia intensiva. A estimativa é que sejam atendidos 1,2 mil pacientes por mês.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o novo hospital deve oferecer serviço social, pré-consulta de enfermagem, centro de apoio diagnóstico, agência de transfusão sanguínea, laboratórios de análises clínicas e serviços de Bio-Imagem, como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia com Doppler, eletroencefalograma, ecocardiograma, eletroneuromiografia e radiologia digital.

Serão indicados para a unidade pacientes regulados e demanda espontânea de acordo com a classificação de risco. O atendimento ambulatorial fica por conta dos consultórios de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia pediátrica, pediatria, generalista e ortopedia e traumatologia.

A programação assistencial será complementada pelo Hospital Dia, com duas salas de Cirurgia Ambulatorial, 12 leitos de internação, um Centro de Vídeo-Endoscopias (com três salas de exames e oito poltronas de repouso) e uma Unidade de Atenção Domiciliar. Serão associados ao Hospital Dia um Ambulatório Cirúrgico com dois consultórios de triagem, e mais um consultório de enfermagem e um de anestesiologia para atendimentos pré e pós cirurgia.

Hospital Municipal em números:

A expectativa é que sejam realizadas 63 mil consultas ao mês. Outros 750 procedimentos mensais devem ser realizados no Centro de Endoscopia; 2,4 mil exames mensais no serviço de apoio diagnóstico e terapêutico; 10 mil procedimentos de apoio-diagnóstico e média complexidade. Estima-se ainda a realização de cerca de 500 cirurgias mensais no bloco operatório, além de 1,1 mil internações mensais.

Fonte:  SECOM – Secretaria de Comunicação

Redação: Saúde no Ar.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.