O hospital Municipal do Hospital foi inaugurado no dia 4 de abril, e durante 25 dias vai funcionar em fase de observação. Está integrado à rede de urgência e emergência, servindo principalmente de retaguarda para os casos mais complexos das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e do SAMU de Salvador. A partir do dia 30 de abril, quando o equipamento estará 100% em funcionamento, a demanda para atendimento de urgência e emergência será aberta por classificação de risco.
Apenas na unidade de emergência, a estimativa é que sejam atendidos 1,2 mil pacientes por mês. No ambulatorial, a previsão é de realizar até 60 mil consultas, procedimentos e exames. A estrutura conta ainda com serviço social, pré-consulta de enfermagem, agência de transfusão sanguínea, laboratórios de análises clínicas, serviços de imagem, heliponto e base do SAMU.
O hospital contará com 210 leitos, sendo 30 de UTI (adulto e pediátrico), 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. Na ala de urgência e emergência, haverá 26 leitos de observação para adultos, sete leitos de observação pediátrica e 22 poltronas para aplicação de medicamentos. A área também contará com salas de curativo, aplicação de gesso e estabilização; quatro boxes de reanimação de vida e oito leitos similares ao de terapia intensiva.
A Casa de Misericórdia da Bahia é responsável pela gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde e dos bens, pelo período de cinco anos. O contrato foi publicado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Diário Oficial do Município (DOM) no dia (14).
Saiba mais no programa Saúde no Ar, desta quarta-feira (18). Patrícia Tosta conversa com o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia.
O Programa Saúde no Ar é transmitido pela Excelsior AM 840 e rádio on line Saúde no Ar, participação pelo watss App 71 9968-13998 ou 3328-7666.