Neste final de ano, o Hospital Municipal de Salvador conquistou o certificado de acreditado nível 1, com a metodologia da Organização Nacional de Acreditação – ONA.
A certificação, restrita a poucas unidades públicas de saúde do país, é um método de avaliação que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde com a premissa da melhoria contínua.
Dessa forma, a conquista desse selo de qualidade envolveu um processo minucioso de estabelecimento de requisitos de segurança; bem como, avaliação e revisão de procedimentos, fluxos e estrutura. Assim, assegurando a credibilidade do primeiro hospital público municipal da capital baiana e sinaliza que as centenas de pacientes acolhidos diariamente podem desfrutar de uma assistência segura e alinhada com o processo de melhoria contínua.
“Essa certificação coloca o Hospital Municipal entre as principais unidades hospitalares do país entres as redes pública e privada quando o assunto é qualidade assistencial. Isso reitera nosso compromisso em ofertar um atendimento de qualidade aos beneficiários do SUS da capital baiana”, explicou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.
Além disso, a certificação também auxilia na implementação de uma política de governança, organização e estruturação de processos e; contribui para um maior engajamento da equipe multiprofissional, que atua alinhada às estratégias e diretrizes da instituição. A consequência disso é um cliente mais satisfeito.
De acordo com avaliação de Robério Almeida, diretor de Saúde da Santa Casa, essa iniciativa, ao envolver avaliações e melhorias estruturadas; é importante também para incentivar o aperfeiçoamento contínuo dos serviços. Ele enfatiza ainda que os avanços registrados impactaram em um menor tempo de internação e até mesmo num menor custo de gestão. “Queremos seguir operando com nível de qualidade e segurança compatível aos dos melhores hospitais do país”, afirmou.
Para o diretor geral do HMS, Gustavo Mettig. “Com dedicação e competência, estamos atingindo resultados assistenciais cada vez melhores. São centenas de pessoas trabalhando para ampliar o bem-estar das pessoas, salvar vidas e deixar o sistema público de saúde sustentável”, complementou ele, agradecendo a cada profissional da equipe do Hospital Municipal de Salvador pela conquista da certificação.