Hospital Geral do Estado realizou o primeiro transplante de pele em rede do estado

Equipe de transplantes do Hospital Geral do Estado (HGE) realizou o primeiro transplante de pele alógena (doada por outra pessoa) em uma unidade da rede própria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O fato ocorreu no última sexta- feira ( 22/03).

O transplante beneficiou uma menina de 16 anos R.D.F, que teve queimadura de 3º grau em 40% do corpo, realizado pelo  cirurgião plástico Marcus Barroso e a equipe do hospital.

O único transplante de pele ocorrido no Estado foi em 2015, no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), unidade federal.

R.D.F foi vítima de  um acidente de carro em que o  o veículo pegou fogo. Ela estava internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE há três semanas, quando conseguiu passar pelo procedimento, que vai recuperar sua camada de pele.

O cirurgião destacou que  transplante não exija compatibilidade, como ocorre com a doação de outros órgãos mas  a pele passa por um preparativo rigoroso, que inclui diversos exames, para não ocorrer nenhuma reação adversa no paciente.

Segundo Barroso, com esta cirurgia, o HGE fica apto a fazer novas cirurgias de porte semelhante.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.