Ícone do site

Hospital Federal de Bonsucesso teve todos os pacientes transferidos após incêndio

Incêndio que atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso nesta terça-feira (27); causou a morte de quatro pacientes que estavam internados na unidade de saúde.

De acordo com a assessoria do Hospital Federal de Bonsucesso; todos os pacientes internados na unidade serão transferidos para outros hospitais por recomendação do Corpo de Bombeiros.

O fogo atingiu um dos edifícios em que havia pacientes. No total, 289 pacientes estavam hospitalizados na unidade federal. As duas mulheres que morreram estavam internadas em uma ala com 23 pacientes, todos diagnosticados com Covid-19.

Contudo; a  assessoria do hospital informou terem sido retirados do hospital os pacientes internados onde foram transferidos para rede estadual, municipal; bem como a particular; além disso, outros pacientes receberam alta. Além disso, alguns internados estavam no meio de tratamento quando tiveram de sair, outros estavam entubados.

Complexo tem seis alas

O complexo na Zona Norte do Rio de Janeiro tem seis prédios, mas apenas dois edifícios tinham pacientes internados:

  1.  Onde começou o fogo: Emergência, internações e exames de imagem.
  2.  Centro de atenção à mulher, à criança e ao adolescente
  3.  Oncologia clínica e perícia médica e ambulatório
  4. Administração
  5.  Laboratório, centro de estudos e residência médica
  6.  Ambulatório

 

Ainda assim, o Hospital Federal de Bonsucesso, às margens da Avenida Brasil, é a maior unidade de saúde do RJ em volume de atendimentos. Cerca de duas mil pessoas circulam pelas alas todos os dias, segundo a assessoria de imprensa do hospital.

De acordo com informações; as chamas começaram no subsolo do Prédio 1 por volta das 9h45 e se alastrou pelo almoxarifado. Nesse edifício ficam ainda enfermarias e salas de raio-X. A brigada de incêndio do hospital chegou à enfermaria assim que as chamas começaram, dois andares abaixo, e providenciaram a remoção. Bombeiros de cinco quartéis participaram da operação. Às 11h15, um helicóptero do Corpo de Bombeiros pousou na Avenida Brasil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas às 11h30, mas equipes seguiram trabalhando no rescaldo. Por volta das 12h50, ainda saía fumaça preta das instalações.

Relatório alertava sobre perigo

Contudo; de acordo com o comandante-geral da corporação, Leandro Monteiro, o hospital não possui certificação do Corpo de Bombeiro.

Um relatório da Defensoria Pública da União (DPU) do ano passado alertava para problemas na estrutura de combate a incêndios na unidade. O relatório apontava hidrantes desativados, com mangueiras danificadas e sem qualificação para uso. O documento apontava também um alto risco de explosão e inoperância do sistema elétrico. O documento foi enviado para o Ministério da Saúde para eventuais providências.

De acordo com levantamento gastos do Hospital de Bonsucesso caíram 40% nos últimos 10 anos, aponta levantamento.

O ministério informa que fez “diversas visitas” aos hospitais federais do Rio de Janeiro este ano, incluindo o de Bonsucesso, e que mantém “atenção contínua à manutenção da infraestrutura de todos os estabelecimentos”. De acordo com comunicado, o HFB deve passar por uma reforma antes de reabertura para atendimento dos pacientes.

Veja também: Teste do pezinho: exame disponível no SUS tem diagnostico incompleto
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile