São Paulo, 09 de agosto de 2024 – O Hospital da Cidade de Maceió, anteriormente conhecido como Hospital do Coração, acaba de receber a certificação de Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) através do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). A unidade de saúde foi adquirida pela Prefeitura de Maceió por R$ 266 milhões, com recursos obtidos por meio de uma negociação entre o Município e a Braskem.
Este complexo hospitalar abrange mais de 30 mil metros quadrados e oferece uma ampla gama de especialidades e serviços de diagnóstico avançados. Com 220 leitos, incluindo 40 de UTI e 20 de semi-intensivo, o hospital está bem equipado para atender a uma variedade de necessidades médicas críticas e complexas. A especialização em procedimentos de alta complexidade e invasivos demonstra um compromisso com cuidados avançados e detalhados para os pacientes.
A diversidade de especialidades oferecidas, como Cardiologia, Cardiopediatria, Gastroenterologia, Nefrologia, Neurologia, Oncologia e Maternidade, garante um atendimento abrangente e especializado. Os serviços de diagnóstico de alta complexidade, incluindo tomografias, ecocardiogramas, Holter, Mapa, testes ergométricos e diversas ultrassonografias (mama, tireoide, parede abdominal, articulações e próstata), são fundamentais para um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.
“A obtenção da acreditação nível Excelência pela ONA é um marco extremamente significativo para o Hospital. Esse reconhecimento reafirma o compromisso da instituição com a excelência na prestação de serviços de saúde à comunidade. Além de proporcionar um ambiente mais seguro e eficiente para os colaboradores, a acreditação impulsiona a investir continuamente no desenvolvimento profissional de toda a equipe, assegurando que todos estejam alinhados com as melhores práticas e normas internacionais de atendimento. Isso se reflete diretamente na melhoria dos resultados clínicos e na satisfação dos pacientes”, reforça o CEO da ONA, doutor Fábio Gastal.
Atualmente, em Maceió há 12 instituições acreditadas pela ONA, dentre elas estão: Instituto Saúde Cidadania UPA Benedito Bentes; UPA Trapiche de Barra; HEMOPAC – Hemoterapia e Patologia Clínica de Maceió e Hospital Unimed.
“Esse selo ONA 3 é concebido para as instituições de saúde que têm uma maturidade de gestão, com uma confirmação de melhoria contínua. Ele é concebido mediante a realização de análises e processos de fluxo in loco no serviço. Passamos por uma avaliação durante alguns meses e o Hospital da Cidade recebeu a recertificação ONA 3, que significa uma excelência na gestão do hospital, segurança de que o paciente é bem atendido”, destacou o diretor-técnico do HC, Rogério Bernardo.
Cenário de acreditação no Brasil – Das mais de 380 mil organizações de saúde instaladas no País, segundo CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), 1935 são acreditadas. Deste total, a ONA é responsável por 72,7% no mercado de acreditação, o que corresponde a aproximadamente 1.500 organizações de saúde acreditadas, dos quais em torno de 420 são hospitais. Deste montante, 0,51% das instituições de saúde estão certificadas no Brasil.
Concentração de instituições acreditadas pela ONA: Atualmente, 61% das instituições acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é responsável por 12,7%; Nordeste 12,1%; Centro-Oeste, 11,4% e Norte por 2,8%.
Sobre a ONA – A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. www.ona.org.br
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe