Uberaba – Em balanço feito nos últimos sete meses, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) superou em 36% a meta firmada com o SUS (58.701/mês). As metas contêm dados sobre número de atendimentos na unidade e servem de parâmetro para a remuneração do hospital.
Na área ambulatorial, foram mais de 545 mil procedimentos somando diagnósticos clínicos e cirúrgicos e ações de promoção e prevenção em saúde. Somados, os procedimentos ambulatoriais e hospitalares passam de 80 mil ao mês. Dentre os mais de 7.600 procedimentos decorrentes de internação hospitalar, 14,8% classificam-se como de alta complexidade, no período considerado.
Notícias relacionadas
Um bilhão para serviços de saúde
A partir de consultas ambulatoriais, realizaram-se mais de 5.200 exames de alta complexidade, com destaque para os diagnósticos por tomografia – 84,3%. Ainda relacionado a exames, os métodos diagnósticos em cardiologia, ginecologia e obstetrícia, neurologia, oftalmologia, pneumologia e urologia superaram a marca de 13.200, na média complexidade.
Especificamente no Pronto Socorro, de janeiro a julho, foram realizados 22.485 atendimentos, 5.854 dos quais demandaram internação. A especialidade com maior número de atendimentos no PS foi a oftalmologia, seguida da ginecologia e obstetrícia, respectivamente com 46,4% e 27,3% de frequência. Já a prevalência de internação foi observada em pacientes atendidos pelas especialidades de clínica médica, 26,4%, clínica cirúrgica, 25,6% e ginecologia e obstetrícia, 24,5%.
Redação Saúde no Ar
João Neto