Os hospitais que atendem aos critérios de qualidade para aferir o padrão de assistência prestada à população foram indicados na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) seguindo três padrões de indicadores: acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente.
A lista de hospitais acreditados mostra os estabelecimentos que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde, além de trazer transparência e segurança para o sistema de saúde.
A acreditação é um procedimento de verificação externa dos processos adotados pelas instituições, focando na qualidade da assistência através de um conjunto de padrões previamente estabelecidos.
É a primeira vez que a ANS disponibiliza informações sobre atributos dos prestadores, oferecendo subsídios para que os consumidores possam acompanhar e avaliar os serviços, além de ajudar as pessoas a se recuperarem de forma tão eficaz quanto possível.
A agência também divulgou a lista de hospitais que estão sujeitos ao Fator de Qualidade – estabelecido pela Lei nº 13.003/2014, que faz parte de um novo modelo de remuneração implantado para hospitais e profissionais da área médica que atendem como parâmetro de reajuste para os contratos firmados entre operadoras e profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.
Também é possível verificar a relação de hospitais que possuem Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Anvisa. De 2014 até hoje, existem 1.338 núcleos cadastrados de um total de 6.000 estabelecimentos hospitalares. A meta é ter 100% dos hospitais que compõem a rede assistencial dos planos privados de assistência à saúde com núcleos cadastrados.
Confira os hospitais que atingiram os indicadores de qualidade: http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/acreditacao_maxima.pdf
Fonte: ANS
Redação Saúde No Ar*
(M.M.A)