Hortas urbanas e sustentabilidade

As hortas urbanas a cada dia estão ficando mais populares. Os grandes centros urbanos veem colocando à disposição da população uma solução útil, barata e que vai melhorar a qualidade na alimentação.

Existem cidades ao redor do mundo que cada espaço é aproveitado para as hortas tais como: terrenos baldios, aeroportos desativados, terraços e até telhados estão servindo de espaço para as hortas.

Nesse tipo de plantação, é possível cultivar hortaliças e vegetais como alface, tomate, rúcula, couve, espinafre, repolho, alho, rabanete, beterraba, cenoura, entre muitos outros.  Esses alimentos em sua grande maioria o cultivo destes legumes e vegetais baseia-se nos princípios de agricultura orgânica.

Em salvador,  as hortas também estão crescente  expansão a exemplo da  Horta Urbana Salvador, localizada na Avenida Paulo VI, na Pituba, que já produziu cerca de 1.500 quilos de alimentos, que são doados para três instituições que atendem a idosos carentes na capital. São verduras, como alface, hortelã, couve, couve-flor e brócolis; frutas, a exemplo de maracujá, mamão e melancia; legumes, como abóbora, beterraba, quiabo e jiló; além de plantas medicinais, como boldo, capim-santo, erva-cidreira e babosa.

A horta  da Pituba serviu de modelo para a criação de outras estruturas semelhantes no Horto Florestal e em algumas escolas municipais, localizadas nos bairros de Itapuã, Cajazeiras, Paripe e Castelo Branco. Nas escolas, o plantio é feito com a ajuda dos alunos, que aprendem, na prática, alguns conceitos teóricos reproduzidos em sala de aulas.

 Para Wilson Brandão, idealizador do projeto e morador da comunidade, essa é a primeiro das muitas primaveras que a Horta Urbana há de completar. “Sinto-me orgulhoso por tudo que nós fizemos e conseguimos realizar nesse período”, diz Brandão.

Hortas urbanas: sustentabilidade para o novo mundo – o assunto foi tema do programa Saúde no Ar, desta terça-feira (05). Patrícia Tosta conversou com o idealizador do Projeto Hortas Urbanas Salvador, Wilson Brandão Lima  e com a gestora ambiental e paisagista e sócia da Viva a Vida Serviços Ambientais, Tais Mota.

Ouça a entrevista na íntegra ou assista ao vídeo no Facebook

Redação Saúde no Ar

Foto:Internet e Felipe Martins

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
valdira santana

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

7 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

8 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

9 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

9 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

9 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

22 horas ago