Os hormônios possuem funções importantíssimas no corpo feminino, suas substâncias químicas produzidas pelas glândulas, tecidos especializados e neurônios carregam responsabilidades que nivelam as funções biológicas do organismo.
Existem diversas substâncias que alteram o corpo e a emoção, mas os principais hormônios sexuais femininos são os estrogênio e a progesterona .
O estrogênio em sua primeira metade do ciclo menstrual, familiariza a mulher com uma vida mais ágil, com um humor positivo, mais vaidosa consigo, até resolver os problemas de uma forma mais leve.
Responsável pela manutenção das células de revestimento do útero e também pela produção de leite, a progesterona na segunda metade do ciclo altera a forma da mulher se expressar e lidar com o emocional, torna-se mais carente e sensível.
De acordo com Bonduki, a TPM ocorre porque, durante o ciclo menstrual, os hormônios femininos envolvidos (estrogênio e progesterona) oscilam muito. A partir da menstruação, o nível do estrogênio começa a crescer e chega ao seu máximo por volta do 15º dia do ciclo, fase em que ocorre a ovulação.
Depois, que há uma queda de nível hormonal a mulher começa a produzir progesterona. Próximo do final do ciclo, os dois hormônios unem-se e sofrem uma queda, que pode chegar praticamente a zero durante a menstruação. Essa queda gradativa do estrogênio é que provoca os sintomas típicos da TPM.
Além disso, a progesterona age juntamente com o estrógeno, preestabelecendo o organismo feminino para a fertilização, gravidez e a regulação com o ciclo menstrual. O efeito da substância do hormônio conduz-se também no período da menopausa, quando ocorre o rompimento do ciclo menstrual, exerce uma importante função.
O assunto hormônio e sua relação com a saúde feminina, foi tema do programa desta terça-feira(30). Recebemos no estúdio a Professora, Ginecologista, Obstétra e Vice-Presidente da SOGIBA, Sandra Schindler, com a condução de Patrícia Tosta.
Ouça a entrevista: