Portal Saúde no Ar

 

Hormônio da pílula anticoncepcional diminui chance de câncer de mama

Uma pesquisa realizada no Instituto de Pesquisas do Câncer da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, revela que o hormônio que está na fórmula da pílula anticoncepcional –  a progesterona – podem beneficiar pacientes que sofrem com câncer de mama. De acordo com estudo publicado na revista Nature, o hormônio pode conter o crescimento de tumores. As informações são do site DailyMail.

Pesquisa sobre os efeitos da progesterona nos tumores, são analisadas pelos cientistas há muitos anos, já que parte das pacientes, cujos tumores continham receptores do hormônio, tiveram melhores resultados no combate à doença.

O pesquisador do Instituto de Pesquisas do Câncer da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, Jason Carroll explica que o estudo mostrou como o receptor da progesterona “conversa” com outros receptores sensíveis ao estrogênio, que “abastecem” o câncer de mama. Jason salienta que isso funciona como um ferio na habilidade do estrogênio de estimular o crescimento de tumores. “Estamos usando a tecnologia para ver o efeito de “corte” que o efeito da progesterona tem no organismo. A pesquisa mostra que é possível adicionar o hormônio aos medicamentos contra o câncer de mama”, enfatiza o pesquisador.

Já a executiva do Instituto de Pesquisa de Câncer no Reino Unido, Emma Smith, afirma que o resultado precisa de comprovação, mas que pode ser uma ótima alternativa para o tratamento do câncer de mama. “Essa descoberta pode ser muito barata para o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer. O hormônio é extremamente acessível a todas as mulheres”, avalia.

Fonte: DailyMail

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.