Homeopatia não é eficaz no combate de doenças, aponta estudo

 

Um estudo realizado por cientistas australianos, aponta que a homeopatia não é eficaz no combate a nenhum tipo de doença. A pesquisa mostra também que os adeptos do método podem colocar a saúde em risco ao abrir mão de um tratamento comprovado cientificamente. De acordo com os homeopatas, o tratamento consiste em fornecer ao paciente doses mínimas de compostos e causam a doença. Essas substâncias estimulariam o organismo a reagir, fortalecendo suas defesas e curando moléstias.

Para a pesquisa, foram revisados 225 estudos pelos cientistas do Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica – órgão do governo australiano. Apesar das análises apresentarem resultados favoráveis, os cientistas consideraram que elas tinham poucos participantes, e eram mal elaboradas ou mal conduzidas.  De acordo com um dos membros do conselho, Warwick Anderson, qualquer tratamento médico deve ser baseado em evidências confiáveis. A revisão mostrou que não é possível afirmar que a homeopatia funcionar melhor do que placebo. Ele também salienta que a homeopatia pode prejudicar a saúde de pacientes com doenças crônicas e sérias. Ainda segundo Warwick, as pessoas que escolhem a homeopatia podem colocar sua saúde em risco ao rejeitar ou postergar tratamentos comprovados cientificamente.

Uma análise mais abrangente da eficácia sobre a homeopatia foi recomendada pela Associação Homeopática Australiana ao órgão responsável, além de uma avaliação econômica de longo prazo dos benefícios de um sistema mais integrado, que respeita a escolha do paciente no cuidado da saúde.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.