Implantes de titânio, com certeza, não são mais nenhuma novidade para a medicina, mas substituir grandes porções da caixa torácica é mais um grande feito da ciência. O caso aconteceu na Espanha, onde um homem de 54 anos recebeu no tórax a primeira prótese de peito, impressa em 3 D do mundo, após perder o osso esterno e parte da caixa torácica por conta de um câncer.
A prótese foi feita com titânio, metal leve, porém resistente, por cirurgiões do hospital da Universidade de Salamanca. Eles decidiram que uma prótese de titânio customizada seria a melhor opção para preencher as porções do peito do paciente que foram removidas, além de ser uma opção mais segura a longo prazo.
Os especialistas usaram tomografias 3D de alta resolução do peito do paciente e determinaram quais áreas precisavam ser substituídas. Solicitaram, então, conforme o site Gizmodo, a uma companhia australiana, a Anatomics, que projetasse e construísse substitutos para o osso esterno e a caixa torácica.
A empresa fez uso de uma impressora 3D com feixes de elétrons avaliada em US$ 1,3 milhões para produzir a prótese, a primeira do tipo no mundo, que foi então enviada à Espanha e cirurgicamente implantada no paciente, numa comprovação de que a impressão 3 D deverá se tornar uma das tecnologias mais importantes do século XXI.
A.V.