Ministério da Saúde alerta para o elevado consumo de sal e a hipertensão arterial

Segundo dados do Ministério da Saúde, um a cada quatro pessoas adultas possuem hipertensão arterial. No ano de 2017, ocorreram trinta e quatro mortes por hora, 829 óbitos por dia e mais de 302 mil óbitos.

O consumo excessivo de sódio (o principal componente do sal) aumenta o risco de hipertensão e doenças do coração. o brasileiro consome mais que o dobro (quase 12g) da quantidade recomendada (5g) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Embora 90% dos homens e 70% das mulheres consumam mais sal do que o máximo recomendado, 85,1% dos brasileiros adultos consideram seu consumo de sal adequado.

“Os hipertensos que usam medicamentos, em geral, não reduzem o sal e isso também é preocupante”, afirma a coordenadora da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN), Michele Lessa.

Outro problema grave é que muitas pessoas possuem a doenças e não sabem ou sabem e não tomam a medicação de forma adequada.

O Presidente da Sociedade Baiana de Cardiologia e Coordenador da UTI da Fundação Baiana de Cardiologia , Dr. Emerson Porto,o Coordenador do serviço de cirurgia cardiovascular do Hospital da Bahia e do Núcleo de Pesquisa do Hospital Ana Nery, Dr. Marco Guedes, e o Colunista do Saúde e Cidadania, Ezequiel Oliveira, foram os  nossos convidados  na semana de cardiologia do Programa Saúde no ar com transmissão ao vivo pelas Rádios Excelsior AM 840 e Radio Web Saúde no Ar, sob o comando de Patrícia Tosta.
Tema: “Conhecer-Prevenir-Transformar” Hipertensão arterial: Mitos e verdades.

Assista o programa –  26/04/2019

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.