Notícias

Hidradenite supurativa atinge 0,4% da população brasileira

Popularmente conhecida como acne inversa, a doença de pele hidradenite supurativa, atinge 0,4% da população, e pode causar impactos sociais e psicológicos, como depressão, isolamento social e ansiedade na vida de milhares de brasileiros.

De acordo com o dermatologista do Instituto Baiano de Imunoterapia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Gleison Vieira Duarte,  na maioria dos casos, a doença começa após a puberdade ou em adultos jovens, afetando de 2 a 5 vezes mais mulheres do que homens.

“A doença tem um forte impacto na vida dos pacientes. Muitos têm dificuldades para andar ou sentar, dependendo da região das lesões cutâneas”, afirma.

Considerada uma patologia inflamatória de pele, dolorosa e crônica, a hidradenite supurativa é caracterizada por nódulos e caroços que aparecem com frequência em regiões de grandes dobras no corpo, como as axilas, sob as mamas, nádegas e entre as regiões genitais. Eventualmente pode surgir também no couro cabeludo, nuca e face.

Além disso, especialistas alertam que temperaturas mais baixas requerem cuidados especiais, como roupas mais folgadas, que não friccionem a pele. Sem exames específicos, a hidradenite supurativa pode levar até 12 anos para ter diagnostico.

Não existe cura para a hidradenite supurativa. Mas com o tratamento precoce, o dermatologista pode ajudar no controle das lesões. O Ministério da Saúde, publicou o primeiro PCDT PCDT (Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas) para tratar a doença. O protocolo inclui terapias inovadoras, como medicamentos biológicos, disponíveis atualmente também em planos de saúde privados.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

1 hora ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

4 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

11 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

12 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

13 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

13 horas ago