HGRS treina médicos em transplantes

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplante, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), abriu nesta sexta-feira (18.09) o treinamento para 45 profissionais de saúde que atuam em Comissões Instra- Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante(CIHDOTTs). A abertura do evento aconteceu no auditório do Hospital Geral Roberto Santos  onde Moura falou sobre a situação dos transplantes no Brasil e na Bahia.

Entre os temas abordados durante o processo de treinamento sobre doação e transplante estão a legislação brasileira de transplantes, etapas do processo de doação e transplante de órgãos e tecidos, comunicação da morte encefálica e entrevista familiar para doação e diagnóstico de morte encefálica.

Na Bahia existem, atualmente, sete Organizações de Procura de Órgãos – OPOs, sendo 03 em Salvador e Região Metropolitana e quatro no interior (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Teixeira de Freitas), e 46 Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTTs.

Segundo o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes,  os investimentos que estão sendo feitos no programa de transplantes da Sesab apresentam resultados positivos, mas ainda existem inúmeros obstáculos a serem vencidos, entre eles o desconhecimento do processo doação/transplante por parte da população e até de alguns profissionais de saúde, o que justifica a realização contínua de treinamentos e cursos de capacitação.

Fonte: HRS/Sesab

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.