Portal Saúde no Ar

 

HGRS apresenta trabalhos na Alemanha

Resultado do projeto de pesquisa que investiga potenciais fatores de risco para quedas em indivíduos com doença de Parkinson, três artigos científicos com o nome do Hospital Geral Roberto Santos serão apresentados em Berlim (Alemanha), durante o 20th International Congress of Parkinson’s Disease and Movement Disorders. Na ocasião, será exibida, ainda, a versão em português de uma diretriz europeia de fisioterapia. Os responsáveis por representar a instituição no evento, que acontece entre 19 e 23 de junho, serão a fisioterapeuta Lorena Almeida e o neurologista Guilherme Valença, idealizadores do ambulatório de Parkinson no HGRS.

A divulgação dos trabalhos em eventos nacionais e internacionais, de acordo com Lorena, é uma maneira eficaz de embasar o encaminhamento para programas de reabilitação especializada. “O pôster ‘Predictors of recurrent falls in people with Parkinson’s disease and development of a predictive tool’ será exibido no congresso com abordagem de fatores de risco de duas ou mais quedas em indivíduos com doença de Parkinson e a proposta de uma escala para identificação daqueles em risco de cair. Um artigo científico sobre este tema está em fase de elaboração”, conta ela, acrescentando: “outro pôster a ser apresentado no evento é sobre o processo de tradução e adaptação da Diretriz Europeia de Fisioterapia para a Doença de Parkinson, sob o título ‘Translation of the European Physiotherapy Guideline for Parkinson’s Disease to Portuguese'”.

Apontada também como uma ferramenta eficiente de capacitação profissional, a versão em português da diretriz poderá ser utilizada no HGRS para ampliar o acesso dos indivíduos com doença de Parkinson ao tratamento especializado, assim como em toda rede do Sistema Único de Saúde (SUS): “o Roberto Santos é referência em ensino e pesquisa e, como nosso estado carece de atendimento especializado para a população com doença de Parkinson, a implementação da diretriz na instituição será importante para aprimorar cuidados e, assim, melhorar os resultados na Bahia”.

Esta versão da Diretriz Europeia de Fisioterapia para a Doença de Parkinson é fruto da parceria com a ParkinsonNet, uma rede holandesa interdisciplinar de cuidados para pessoas com doença de Parkinson. Foi endossada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e contou com o apoio da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (Abrafin). Pode ser obtida, gratuitamente, por meio do link http://www.parkinsonnet.info/guidelines/european-guidelines-in-portuguese.

À exceção da tradução, produzida pela fisioterapeuta do HGRS em conjunto com as fisioterapeutas Tamine Capato e Josefa Domingos (São Paulo e Portugal), todos os artigos são de autoria de Lorena Almeida e coautoria de Guilherme Valença, que também é preceptor da residência de neurologia. Um artigo de autoria do médico sobre genética na doença de Parkinson está em fase de elaboração, em parceria com a Harvard Medical School.

Ambulatório de Transtornos do Movimento e Doença de Parkinson do HGRS

Sob a coordenação do neurologista Guilherme Valença, o ambulatório funciona duas vezes por semana (tardes de segundas-feiras e manhãs de quintas) e a marcação de consultas é realizada na recepção do prédio anexo do hospital em qualquer dia da semana. Para tanto, é necessário um pedido de consulta com neurologista e/ou fisioterapeuta com o motivo de encaminhamento para o ambulatório. Os principais problemas acompanhados pela equipe incluem doença de Parkinson, outros tipos de parkinsonismo, distonias e coréias.

Fonte: Ascom/Sesab

redação Saúde no Ar*

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.