O Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF) passou a realizar cirurgias por videolaparoscopia desde a última terça-feira(01.09). A primeira paciente a usar o serviço foi L.N.C., de 15 anos, que foi submetida a uma apendicectomia por videolaparoscopia.
Segundo o médico e coordenador da cirurgia geral do hospital, Pedro Vilar os procedimentos por vídeo favorecem muito a alta hospitalar, que ocorre em menor tempo, por ser um procedimento menos invasivo do que as cirurgias abertas. O médico elogiou ainda o novo serviço que, segundo ele,conta com “material de primeira, qualidade da imagem do equipamento absurdamente boa, melhor do que a de muitos hospitais privados da capital”.
A diretora do HGMF, Margarida Miranda, observou que a unidade vem passando por reestruturação do seu espaço físico e dos processos de trabalho, tendo como meta para este ano a “várias ações voltadas para a melhoria da assistência”.
O hospital, que além de Lauro de Freitas atende outros municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) , dispóe dos serviços de urgências/emergências, clínicas cirúrgica, pediátrica e obstétrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conta com 66 leitos e realiza uma média de 300 atendimentos/dia na emergência geral.
Fonte:Sesab
A.V.