O presidente do Sindicato dos Médicos (Sindimed) , Francisco Magalhães, denunciou o desfalque de profissionais nos plantões pediátricos do Hospital Geral do Estado (HGE), especialmente aos domingos quando funciona com apenas um médico. Segundo Magalhães, por ser um hospital referência é para o HGE que são encaminhados todos tipos de cirurgia pediátrica de emergência do estado, gerando uma situação exaustiva para os profissionais que lá trabalham.
A situação pode piorar, conforme o presidente do Sindimed, por conta da aposentadoria de oito médicos. Magalhães diz ter tomado conhecimento de que o diretor do hospital teria pedido a contratação emergencial de pediatras através de empresas, o que foi negado pela Sesab, alegando ter a secretaria atingido o limite especial da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O sindicalista disse ter sido informado de que haveria uma remanejamento de profissionais de enfermarias para o setor pediátrico, o que na sua opinião não seria uma solução, pois desfalcaria outras áreas do hospital. “Seria descobrir um santo para cobrir outro”, afirmou. Para ele, o ideal seria que o governo realizasse um concurso, pois está faltando médicos no estado.
*Redação Portal Saúde no Ar