A hérnia de disco é um processo em que ocorre a ruptura do anel fibroso seguido pelo deslocamento da massa central do disco nos espaços intervertebrais. É considerada uma patologia extremamente comum que causa séria inabilidade em seus portadores.Estima-se que 4,8% de homens e 2,5% de mulheres, ambos acima de 35 anos, sofram de hérnia de disco.
Ela pode ser causada por fatores de risco, causas ambientais, posturais, desequilíbrios musculares e possivelmente, a influência genética. Sintomas como dor nas costas e sensação de queimação ou de dormência são comuns nas pessoas que tem hérnia de disco. Ela é mais frequente na coluna cervical e na coluna lombar, o seu tratamento pode ser feito com medicamentos, fisioterapia ou cirurgia, e, dependendo da sua gravidade, pode ser completamente curada.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, esse é um problema que afeta 2 milhões de pessoas todos os anos, mas apenas 5% dos casos têm indicação cirúrgica. Só no Brasil, ela atinge cerca de 5,4 milhões de pessoas e, atualmente, está se tornando presente entre os jovens de 20 a 40 anos.
Para falar mais sobre essa condição, Patrícia Tosta recebe nessa terça-feira (18) o Ortopedista e Cirurgião de Coluna, Djalma Amorim, no Programa Saúde No Ar. Ouça pela rádio Excelsior (AM 840) ou pela rádio web Saúde No Ar com transmissão ao vivo pelo facebook.
Os ouvintes participam pelo telefone (071) 33287666 / 996813998. Saúde No Ar começa às 8 da manhã. Sintonize e participe!
Redação Saúde No Ar (AN)