Texto: Redação Saúde no Ar
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) em 2016 manteve as metas estabelecidas para o ano. As campanhas realizadas de janeiro a dezembro de 2016 possibilitaram um crescimento no número de candidatos à doação de sangue e de bolsas coletadas, cerca de 8% em relação a 2015.
Ao longo do ano, a Hemoba recebeu mais de 157 mil voluntários e coletou 111.300 bolsas de sangue. Esse resultado significou o aumento de 5% da produção de hemocomponentes que são os produtos gerados a partir de cada bolsa de sangue coletada ampliando a cobertura dos serviços transfusionais das unidades de saúde distribuídas nos 417 municípios do estado.
O balanço do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) também foi surpreendente. A Hemoba registrou quase mil cadastros acima do teto anual do estado, estabelecido pelo Ministério da Saúde. Só este ano, foram 20.901 novos cadastros de possíveis doadores, número que hoje se soma aos mais de 4 milhões de doadores cadastrados em todo o país e representa a esperança de 1.320 pacientes que estão em busca de um doador não aparentado no Brasil.
Outro resultado expressivo foi registrado no ambulatório da Fundação, que possui 34.175 pacientes com doenças hematológicas benignas cadastrados. Foram realizados um total de 108.544 procedimentos de saúde, entre atendimentos de enfermagem, consultas médicas, transfusões, atenção farmacêutica, Doppler Transcraniano e atendimentos das áreas de serviço social, psicologia, odontologia e fisioterapia.