Para homenagear os pais no mês de agosto, a Hemoba promove a campanha “Pai, um legado de amor” nas redes sociais, que contará durante esta semana histórias de pais que incentivam a doação de sangue. Nesta terça-feira (06), para celebrar a paternidade, haverá a apresentação do Grupo de Violinos Sinfonia da Alegria, a partir das 10h, no Hemocentro Coordenador, em Salvador. Já no sábado (10), a partir das 8h, será a vez do grupo Vozes da Angola, da Associação Brasileira de Capoeira da Angola. A ação busca incentivar as pessoas doarem sangue de forma voluntária e altruísta, destacando a influência dos pais sobre os seus filhos neste gesto de amor e solidariedade.
Nesta semana, para reforçar a doação de sangue, principalmente diante do nível baixo do estoque para todos tipos sanguíneos, as unidades móveis da Hemoba atenderão na capital baiana no Salvador Shopping, nos dias 06, 07 e 10/08; no SENAI (Dendezeiros), em 08 e 09/08; no Shopping Itaigara, em 10, 12 e 13/08; e na Secretaria Municipal de Saúde, em Dias D’Ávila, de 06 a 09/08. Os atendimentos acontecem de forma espontânea, por ordem de chegada. O hemóvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.
Unidades fixas – Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Cadastro de medula óssea
O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).