HEC adota tratamento pioneiro

Com a união de crianças e animais, o Hospital Estadual da Criança (HEC), através da sua entidade gestora Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, está implantando a TAA. O Projeto pioneiro em ambiente hospitalar na Bahia, a Terapia Assistida por Animais (TAA), tem como objetivo humanizar mais o tratamento e estimular os pacientes a realizar algumas atividades que no dia a dia parecem ser desinteressantes. As práticas se associam às técnicas de fisioterapia e deixam o tratamento mais leve. Para isso, a equipe multidisciplinar do hospital, inicialmente, conta com a ajuda de cães e peixes.

A previsão é que a cada quinze dias seja realizada a Terapia Assistida por Animais com as crianças que já estiverem internadas no HEC e que forem liberadas previamente pelos médicos para a ação e em atendimento ambulatorial.

Para a fisioterapeuta Itana Nogueira, as melhorias ultrapassam os limites físicos. A TAA traz benefícios emocionais, psicológicos e sociais. Para ela, que é fisioterapeuta, a terapia auxilia no alcance dos objetivos motores e funcionais. Com o auxilio dos animais, a criança faz atividades que apenas com a fisioterapia convencional dificilmente seria realizada devido à falta de interesse e de ânimo causadas pela hospitalização.

Redação Saúde no Ar

Fonte: ASCOM

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.