Por conta da pandemia do novo coronavírus, famílias em todo o mundo se viram presam em casa, buscando formas de entretar de forma saudavel e ajudar no desenvolvimento dos seus pequenos. Contudo, mesmo com a reabertura gradual que acontece, pesquisadores de Harvad publicaram um guia completo a respeito do desenvolvimento das crianças no período da pandemia.
De acordo com o guia, a resposta global à Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19) mudou a vida diária de muitas maneiras para muitas pessoas. No entanto, o desenvolvimento infantil não foi interrompido e apoiar as crianças, famílias e prestadores de cuidados de todos os tipos é tão importante como sempre. Assim, o Center on the Developing Child reuniu uma série de recursos e recomendações para ajudar no momento desafiador.
Dessa forma, o material reúne informações a respeito da COVID-19, o que ele significa para o desenvolvimento infantil e recursos fáceis de compartilhar que podem ajudar pais e responsáveis; bem como prestadores de cuidados infantis, pediatras e outras pessoas que trabalham com famílias.
Além disso, trecho do guia, ressalta a importância de pratique “servir e devolver” ou interação de ida e volta entre pais e filhos. “Antes mesmo de aprenderem a falar, bebês e crianças buscam atenção – balbuciando, gesticulando ou fazendo caretas. Quando as crianças pequenas “oferecem” uma chance de se envolver com eles, é importante “voltar” com atenção. Pode ser tão simples quanto um jogo de esconde-esconde. Ou, se uma criança apontar para um brinquedo, diga em voz alta ao entregá-lo à criança”. diz parte do artigo.
As interações de servir e devolver ajudam a desenvolver cérebros em desenvolvimento e resiliência , algo que todos nós precisamos nestes tempos desafiadores.